Esse é um blog onde vou tentar ajudar todos da nossa querida turma! Vou postar todos os exercícios que estão no EaD, aulas, coisas interesantes sobre as matérias dadas e etc.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
sábado, 7 de maio de 2011
Exercícios / Revisão para a AV2 1º período
Exercícios / Revisão para a AV2 1º período 2º ano
A- Abra o seu livro de Português e releia o poema “Se eu morresse amanhã” de Álvares de Azevedo( página 51) para responder às questões abaixo:
Como você sabe, Álvares de Azevedo é o mais importante escritor da geração ultrarromântica. O poema “Se eu morresse amanhã” manifesta o pessimismo típico dessa geração: o eu lírico imagina o que aconteceria se morresse subitamente. Nesse plano hipotético macabro, ele prevê coisas boas e ruins.
1- Pela perspectiva do eu lírico, os fatos imaginados na 1ª estrofe são bons ou ruins? Por quê?
2- E os fatos imaginados na 2ª e na 3ª estrofes? Por quê?
3- Em todas as estrofes, há uma conjunção que funciona como suporte linguístico para o eu lírico adentrar o plano hipotético, o plano da fantasia. Identifique essa conjunção. Que valor semântico expressa?
4- A conjunção “MAS” possui o valor semântico de oposição. Que ideias essa conjunção opõe ao contexto?
5- Na 2ª e na 3ª estrofes, o eu lírico prevê um futuro promissor, caso não morra. A 4ª estrofe é introduzida pela conjunção “mas” e apresenta a ideia de um excelente ganho – e talvez o único verdadeiro – no caso de uma morte súbita e precoce. Que benefício o eu lírico teria com uma morte precoce?
6- Os poemas de Álvares de Azevedo receberam influência principalmente de que autor inglês?
7- O que é “mal do século”?
8- Que temas Álvares de Azevedo abordou com maior frequência em seus poemas?
9- Releia o poema. Como Álvares de Azevedo interpreta a morte?
10- Qual é o tema do poema lido?
11- Analise sintaticamente o verso “Minha mãe de saudades morreria”.
12- Identifique a figura de linguagem presente na passagem: “Mas essa dor da vida que devora / a ânsia...”.
Gabarito:
1-A morte da mãe seria ruim: a presença da irmã seria algo bom, como comprova a expressão “ao menos”.
2-Todos são fatos ruins, pois o eu lírico perderia as glórias do futuro, a beleza de cada dia que nasce.
3- A conjunção é SE e tem o valor semântico de condição.
4- A conjunção MAS se opõe ao mundo de alegrias que a vida lhe traria ao único benefício que a morte pode lhe trazer: o fim da dor.
5- O benefício com uma morte precoce seria “o fim da vida” que devora sua vontade de viver.
6- Receberam a influência de Lord Byron, poeta inglês cujo estilo de vida era boêmio, voltado para os vícios, bebida,fumo, e sexo (narcisismo,egocentrismo,pessimismo e angústia ).
7- Na época do romantismo, vários escritores do Brasil e da Europa foram dominados por um sentimento de pessimismo, desilusão, descrença, tédio: a tudo isso de chamou “mal do século”.
8-O poeta abordou a morte, a fuga da vida real para o mundo dos sonhos, a mulher idealizada.
9- O poeta interpreta a morte como uma libertação do tédio, do pesadelo da vida.
10- O tema do poema é a morte.
11- Minha mãe- sujeito simples; de saudade morreria- predicado verbal; de saudade- adjunto adverbial de causa.
12- Personificação / Prosopopeia
Exercícios de Figuras de Linguagens
1- Damos o nome de figuras de linguagem às formas linguísticas usadas para exprimir o pensamento de modo original e criativo, explorando o sentido conotativo de palavras e expressões. Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases abaixo:
a-Cortou o bolo em duas metades iguais.
b-“Minha vida é uma colcha de retalhos , todos da mesma cor.” (Mário Quintana)
c- “O esforço é grande e o homem é pequeno.” (Fernando Pessoa)
d-A igreja era grande e pobre. O altar, humilde.
e-O vereador municipal disse que as contas seriam pagas.
f- Meu pensamento é um rio subterrâneo.
g-Meu pensamento é como um rio subterrâneo.
h-O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
i- Não tinha teto em que se abrigasse.
j- Estava morrendo de sede depois de tanto esforço.
k- Os jardins têm vida e morte.
l- O pai da noiva ria um riso contagiante.
m- Chega de blablabá!
n- Nem ele entende a nós, nem nós a ele.
o- O presidente faltou com a verdade na hora do discurso.
p- Nas horas de folga escutava Caetano Veloso.
q-“O vento beija meus cabelos / as ondas lambem minhas pernas.”(Lulu Santos)
r- Bebeu uma xícara de café requentado.
s- “Meu cartão de crédito é uma navalha.” (Cazuza)
t- “Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.” (Cecília Meireles)
u-“Moça rica, bem tratada,três séculos de família, burra como uma porta:um amor”.(Mário de Andrade)
v- “O meu pai era paulista / meu avô pernambucano / O meu bisavô mineiro /Meu tataravô, baiano.” (Chico Buarque de Holanda).
x - Ler Machado de Assis é reconhecer um dos maiores nomes da nossa Literatura.
z- “A vida é um grande jogo, e o destino,um parceiro terrível...”(Érico Veríssimo)
Gabarito
a- Pleonasmo
b- Metáfora
c- Antítese
d- Zeugma
e- Pleonasmo
f- Metáfora
g- Comparação
h- Prosopopeia
i- Metonímia
j- Elipse, Hipérbole
k- Antítese
l- Pleonasmo
m- Onomatopeia
n-Zeugma
o-Eufemismo
p-Metonímia
q-Prosopopeia – Personificação
r-Metonímia
s-Metáfora
t-Antítese – Elipse
u-Ironia - Comparação
v-Zeugma
x-Metonímia
z- Zeugma, Metáfora
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