segunda-feira, 9 de maio de 2011

Exercícios de Biologia Invertebrados


sábado, 7 de maio de 2011

Exercício de Química Revisão

Exercícios / Revisão para a AV2 1º período


Exercícios  / Revisão para  a AV2 1º período   2º ano
A-     Abra o seu livro de Português e releia o poema “Se eu morresse amanhã” de Álvares de Azevedo( página 51) para responder às questões abaixo:
      Como você sabe, Álvares de Azevedo é o mais importante escritor da geração ultrarromântica. O poema  “Se eu morresse amanhã” manifesta o pessimismo típico  dessa geração: o eu lírico imagina o que aconteceria se morresse subitamente. Nesse plano hipotético macabro, ele prevê coisas boas e ruins.
1-      Pela perspectiva do eu lírico, os fatos imaginados na 1ª estrofe são bons ou ruins? Por quê?
2-      E os fatos imaginados na 2ª e na 3ª estrofes? Por quê?
3-      Em todas as estrofes, há uma conjunção que funciona como suporte linguístico para o eu lírico adentrar o plano hipotético, o plano da fantasia. Identifique essa conjunção. Que valor semântico expressa?
4-      A conjunção “MAS” possui o valor semântico de oposição. Que ideias essa conjunção opõe ao contexto?
5-      Na 2ª e na 3ª estrofes, o eu lírico prevê um futuro promissor, caso não morra. A 4ª estrofe é introduzida pela conjunção “mas” e apresenta a ideia de um excelente ganho – e talvez o único verdadeiro – no caso de uma morte súbita e precoce. Que benefício o eu lírico teria com uma morte precoce?
6-      Os poemas de Álvares de Azevedo receberam influência principalmente de que autor inglês?
7-      O que é “mal do século”?
8-      Que temas Álvares de Azevedo abordou com maior frequência em seus poemas?
9-      Releia o poema. Como Álvares de Azevedo interpreta a morte?
10-   Qual é o tema do poema lido?
11-    Analise sintaticamente o verso “Minha mãe de saudades morreria”.
12-   Identifique a figura de linguagem presente na passagem: “Mas essa dor da vida que devora / a ânsia...”.
Gabarito:
1-A morte da mãe seria ruim: a presença da irmã seria algo bom, como comprova a expressão “ao menos”.
2-Todos são fatos ruins, pois o eu lírico perderia as glórias do futuro, a beleza de cada dia que nasce.
3- A conjunção é SE e tem o valor semântico de condição.
4- A conjunção MAS se opõe ao mundo de alegrias que a vida lhe traria ao único benefício que a morte pode lhe trazer: o fim da dor.
5- O benefício com uma morte precoce seria “o fim da vida” que devora sua vontade de viver.
6- Receberam a influência de Lord Byron, poeta inglês cujo  estilo de vida era boêmio, voltado para os vícios, bebida,fumo, e sexo (narcisismo,egocentrismo,pessimismo e angústia ).
7- Na época do romantismo, vários escritores do Brasil e da Europa foram dominados por um sentimento de pessimismo, desilusão, descrença, tédio: a tudo isso de chamou “mal do século”.
8-O poeta abordou a morte, a fuga da vida real para o mundo dos sonhos, a mulher idealizada.
9- O poeta interpreta a morte como uma libertação do tédio, do pesadelo da vida.
10- O tema do poema é a morte.
11- Minha mãe- sujeito simples; de saudade morreria- predicado verbal; de saudade- adjunto adverbial de causa.
12- Personificação / Prosopopeia

Exercícios de Figuras de Linguagens

1-  Damos o nome de figuras de linguagem às formas linguísticas usadas para exprimir o pensamento de modo original e criativo, explorando o sentido conotativo de palavras e expressões. Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases abaixo:

a-Cortou o bolo em duas metades iguais.

b-“Minha vida é uma colcha de retalhos , todos da mesma cor.” (Mário Quintana)

c- “O esforço é grande e o homem é pequeno.” (Fernando Pessoa)

d-A igreja era grande e pobre. O altar, humilde.

e-O vereador municipal disse que as contas seriam pagas.

f-   Meu pensamento é um rio subterrâneo.

g-Meu pensamento é como um rio subterrâneo.

h-O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

i-   Não tinha teto em que se abrigasse.

j-   Estava morrendo de sede depois de tanto esforço.

k-  Os jardins têm vida e morte.

l-   O pai da noiva ria um riso contagiante.

m-               Chega de blablabá!

n- Nem ele entende a nós, nem nós a ele.

o- O presidente faltou com a verdade na hora do discurso.

p- Nas horas de folga escutava Caetano Veloso.

q-“O vento beija meus cabelos / as ondas lambem minhas pernas.”(Lulu Santos)

r-  Bebeu uma xícara de café requentado.

s- “Meu cartão de crédito é uma navalha.” (Cazuza)

t-   “Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.” (Cecília Meireles)

u-“Moça rica, bem tratada,três séculos de família, burra como uma porta:um amor”.(Mário de Andrade)

v- “O meu pai era paulista / meu avô pernambucano / O meu bisavô mineiro /Meu tataravô, baiano.” (Chico Buarque de Holanda).

x - Ler Machado de Assis é reconhecer um dos maiores nomes da nossa Literatura.

z- “A vida é um grande jogo, e o destino,um parceiro terrível...”(Érico Veríssimo)

    Gabarito

a-   Pleonasmo

b-   Metáfora

c-    Antítese

d-    Zeugma

e-   Pleonasmo

f-     Metáfora

g-   Comparação

h-   Prosopopeia

i-      Metonímia

j-      Elipse, Hipérbole

k-   Antítese

l-      Pleonasmo

m- Onomatopeia

n-Zeugma

o-Eufemismo

p-Metonímia

q-Prosopopeia – Personificação

r-Metonímia

s-Metáfora

t-Antítese – Elipse

u-Ironia - Comparação

            v-Zeugma

   x-Metonímia

           z- Zeugma, Metáfora